Tratamentos

A maior parte dos tratamentos em coluna vertebral envolve métodos conservadores ou não invasivos, como as orientações do médico, o uso de medicações analgésicas e/ou anti-inflamatórias e a reabilitação, como por exemplo a Fisioterapia e a Acupuntura. Outras modalidades, como Hidroterapia, Pilates, RPG, também podem trazer benefício em muitos casos. Trata-se, portanto, de um tratamento multidisciplinar, que envolve uma série de profissionais de diversas áreas e métodos terapêuticos eficazes, que têm como objetivo maior proporcionar ao paciente um resultado satisfatório no alívio dos seus sintomas.
Basicamente, os bloqueios são a aplicação de medicações na coluna diretamente ou próximo dos pontos onde o paciente apresenta problemas. São usados para alívio das dores em casos de degeneração (desgaste) nos discos e articulações, assim como nos casos de hérnias de disco e estenoses da coluna vertebral. Normalmente, esses procedimentos são bem rápidos, demorando menos de 30 minutos. Costumam ser feitos com sedação, no hospital, com auxílio de um RX instantâneo (Radioscopia) e em caráter ambulatorial, ou seja, o paciente recebe alta no mesmo dia. Todos os procedimentos cirúrgicos apresentam riscos e complicações que são importantes de serem discutidos antes de sua cirurgia. Ouvir a orientação médica antes e depois da cirurgia ajudará a garantir o melhor resultado possível do seu procedimento.
As cirurgias da coluna vertebral vêm evoluindo muito nos últimos anos e mais recentemente passaram a ser realizadas por meio de câmeras e com cortes muito pequenos. Atualmente, são o método de escolha principal para tratar várias patologias da coluna, como hérnias de disco e estenoses. A cirurgia endoscópica (por vídeo) é hoje um método consagrado em vários países de ponta como Estados Unidos, Alemanha e Coréia do Sul. Trata-se de uma cirurgia minimamente invasiva, que permite ao cirurgião tratar a patologia do paciente com menor trauma e tempo cirúrgico. Dessa forma, a recuperação e o retorno às atividades costumam ser bem mais rápidos, em poucos dias na maioria dos casos. Todos os procedimentos cirúrgicos apresentam riscos e complicações que são importantes de serem discutidos antes de sua cirurgia. Ouvir a orientação médica antes e depois da cirurgia ajudará a garantir o melhor resultado possível do seu procedimento.
O tratamento cirúrgico da artrodese de coluna lombar vem evoluindo bastante nos últimos anos e é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados nos Estados Unidos, por exemplo. Com advento dos parafusos pediculares, dispositivos interssomáticos (cages) e incisões cada vez menores, hoje esse método traz excelentes resultados no alívio das dores dos pacientes, quando bem indicado. Ele tem como objetivo estabilizar e promover a fusão de um ou mais segmentos da coluna lombar acometidos por alguma patologia, como uma estenose ou hérnia de disco lombar. Existem diversas técnicas e abordagens que podem ser utilizadas, dependendo do caso, mas normalmente as cirurgias são realizadas por via posterior (pelas costas) e com incisões pequenas, minimamente invasivas, para promover uma recuperação mais rápida do paciente. Todos os procedimentos cirúrgicos apresentam riscos e complicações que são importantes de serem discutidos antes de sua cirurgia. Ouvir a orientação médica antes e depois da cirurgia ajudará a garantir o melhor resultado possível do seu procedimento.
Normalmente a artrodese de coluna cervical costuma ser indicada em tratamentos de estenoses cervicais, hérnias de disco ou tumores, que não responderam ao tratamento conservador. Costuma ser realizado pela via anterior, onde uma pequena incisão é feita na parte da frente do pescoço para se acessar a coluna doente. A recuperação hoje em dia é rápida e frequentemente o paciente retorna às suas atividades em alguns dias ou algumas semanas, dependendo do caso. Todos os procedimentos cirúrgicos apresentam riscos e complicações que são importantes de serem discutidos antes de sua cirurgia. Ouvir a orientação médica antes e depois da cirurgia ajudará a garantir o melhor resultado possível do seu procedimento.
A correção cirúrgica da escoliose e de outras deformidades da coluna costuma ser reservada aos casos que não responderam ao tratamento conservador ou que seguem em progressão, mesmo com os métodos não invasivos. Frequentemente, são cirurgias complexas e de grande porte, que envolvem múltiplos profissionais envolvidos e uma recuperação mais prolongada. Existem diversas técnicas utilizadas, que normalmente incluem a artrodese (fusão) de vários segmentos da coluna com o uso de parafusos, ganchos e hastes, que têm como objetivo reduzir a deformidade e estabilizar a sua progressão. Todos os procedimentos cirúrgicos apresentam riscos e complicações que são importantes de serem discutidos antes de sua cirurgia. Ouvir a orientação médica antes e depois da cirurgia ajudará a garantir o melhor resultado possível do seu procedimento.

NOTA:

Embora este site forneça informações sobre muitas opções não cirúrgicas e cirúrgicas diferentes, não pretende substituir quaisquer conversas pessoais que você deve ter com seu médico.

Nem todas as informações aqui serão aplicadas ao seu tratamento ou resultado individual. As informações pretendem responder a algumas de suas perguntas e servir como uma diretriz para que você pergunte ao seu médico perguntas apropriadas sobre o procedimento.