Patologias

Doenças

Basicamente, ocorre quando uma parte do disco entra em contato e comprime as raízes nervosas da coluna lombar, o que gera uma inflamação local e muita dor. A hérnia de disco lombar é uma das causas mais comuns de dor lombar e os sintomas podem incluir:

• Dor irradiada para as nádegas e pernas
  • Fraqueza muscular das pernas
  • Dormência ou formigamento nas pernas e nos pés
  • Perda do controle do intestino ou da função da bexiga
  • Espasmos e contraturas dos músculos das costas

Exames como RX, Tomografia, Ressonância Magnética e Eletroneuromiografia podem auxiliar no diagnóstico. O tratamento conservador com uso de remédios específicos e reabilitação com fisioterapia/acupuntura costuma aliviar as dores na maioria dos pacientes. Porém, em alguns casos, bloqueios ou cirurgias podem ser necessários para atingirmos um resultado melhor.

Assim como nas hérnias de disco lombares, ocorre quando a camada externa do disco ou o conteúdo interno dele entram em contato comprimindo as estruturas nervosas, como a medula espinhal e as raízes, causando inflamação e dores no pescoço e/ou nos braços. A hérnia de disco cervical é uma das causas mais comuns de dor no pescoço e os sintomas podem incluir:

• Espasmos e contraturas dos músculos das costas e do pescoço
  • Dor irradiada para os braços e mãos
  • Fraqueza muscular dos braços
  • Dormência ou formigamento nos braços e mãos
  • Perda do controle do intestino ou da função da bexiga

Exames como RX, Tomografia, Ressonância Magnética e Eletroneuromiografia podem auxiliar no diagnóstico. O tratamento conservador com uso de remédios específicos e reabilitação com fisioterapia/acupuntura costuma aliviar as dores na maioria dos pacientes. Porém, em alguns casos, bloqueios ou cirurgias também podem ser necessários para atingirmos um resultado melhor.

A estenose cervical é um estreitamento do canal medular na altura do pescoço. Em função do passar dos anos, vai ocorrendo um desgaste natural das estruturas da coluna e, em alguns casos, esse envelhecimento pode ocasionar a compressão da medula espinhal e das raízes nervosas (que funcionam como fios elétricos), que dão os impulsos para o tronco, os braços e as pernas.

Alguns sintomas da estenose cervical:

• Dores na região do pescoço.
  • Dores, fraqueza e/ou dormências nos ombros, braços e pernas.
  • Dificuldade para realizar movimentos finos com as mãos (como segurar objetos e abotoar uma camisa, por exemplo).
  • Dificuldade para caminhar e equilibrar-se.

Exames como RX, Tomografia, Ressonância Magnética e Eletroneuromiografia podem auxiliar no diagnóstico. O tratamento conservador sem cirurgia segue sendo a primeira escolha na maioria dos pacientes. Porém, em alguns casos, as cirurgias podem ser necessárias para descomprimir os elementos neurais da coluna e promover uma melhora nos sintomas e na qualidade de vida.

A estenose lombar é um estreitamento do canal espinhal na área baixa da coluna, a região lombar. A principal causa é o desgaste na coluna devido ao envelhecimento. Em alguns casos, esse envelhecimento pode ocasionar a compressão da medula espinhal e das raízes nervosas (que funcionam como fios elétricos), que dão os impulsos para as pernas e os pés.

Os sintomas costumam ser:

•  Dor na coluna lombar
  •  Fraqueza ou dormência nas pernas, panturrilhas e nádegas.

Esses sintomas geralmente aumentam ao realizar caminhadas de curtas distâncias e diminuem quando o paciente se senta, se inclina ou deita. A dor pode irradiar como dor ciática em queimação ou formigamento. Em casos graves, a dor pode ser constante.

Exames como RX, Tomografia, Ressonância Magnética e Eletroneuromiografia podem auxiliar no diagnóstico. O tratamento conservador sem cirurgia segue sendo a primeira escolha na maioria dos pacientes. Porém, em alguns casos, os bloqueios analgésicos (infiltrações) e as cirurgias podem ser necessárias para promover uma melhora nos sintomas e na qualidade de vida do paciente.

Escoliose é deformidade tridimensional da coluna vertebral, onde observamos alterações rotacionais (plano axial) e inclinações das vértebras nos planos sagital (perfil) e coronal (frente). Normalmente, essas alterações geram uma coluna em forma de S ou em C. Existem muitas causas para esses desvios, mas frequentemente eles surgem na infância e na adolescência, principalmente no sexo feminino.

Os sintomas costumam ser:

•  Deformidades e desvios na coluna observados pelo paciente ou por algum familiar
  •  Dores na coluna dorsal (torácica) ou lombar

Exames como RX panorâmico de coluna com inclinações, Tomografia e Ressonância Magnética podem auxiliar no diagnóstico. O tratamento conservador sem cirurgia segue sendo a primeira escolha na maioria dos pacientes. Em alguns casos, é necessário o uso de coletes, conforme orientação médica. As cirurgias geralmente são indicadas para pacientes com deformidades graves e progressivas, que não respondem ao tratamento conservador.

A dor no pescoço (cervicalgia) e uma das maiores causas de consulta médica no mundo. Estas dores podem incluir dores cervicais isoladas ou com irradiação para os membros superiores e podem vir associadas ou não a dor de cabeça (cefaléia). A origem da dor cervical geralmente está relacionada a hábitos do dia a dia, como má postura no trabalho, carregar peso, falta de atividade física e tensões emocionais. Pacientes que passam horas na mesma posição ou realizam movimentos de repetição com a coluna estão sujeitos a episódios frequentes de dor cervical. Entretanto, a cervicalgia pode ser causada também por alterações degenerativas (envelhecimento) das estruturas como discos e articulações.

Em alguns casos, exames como RX, Tomografia, Ressonância Magnética podem auxiliar no diagnóstico. O tratamento conservador com medicações, orientações e reabilitação com fisioterapia/acupuntura segue sendo a primeira escolha na maioria dos pacientes. Dependendo da situação, bloqueios analgésicos (infiltrações) podem ajudar no alívio dos sintomas.

De acordo com alguns estudos, a lombalgia (dor na parte baixa da coluna) é a segunda maior causa de consulta médica no mundo, perdendo apenas para cefaléia (dor de cabeça). Existem diversas causas para dor na coluna lombar, mas sem dúvidas as principais são a má postura ao longo do dia (horas na mesma posição ou movimentos de repetição sobre a coluna), sedentarismo (falta de atividade física) e peso (estar acima do peso ou carregar peso na coluna). Alterações degenerativas como discos e articulações envelhecidos na coluna também respondem por um número significativo dos casos.

Exames de imagem como RX, Tomografia e Ressonância Magnética podem ajudar a esclarecer as causas do problema.

O mais importante para que sofre com dores na coluna lombar é realmente procura atendimento médico especializado, para um exame físico apropriado e identificar as causas para poder receber um tratamento adequado. Recursos como medicações, Fisioterapia, Acupuntura, Pilates, RPG e Hidroterapia são algumas das ferramentas no tratamento.

Felipe Ribeiro Ledur - Doctoralia.com.br